Confira as ocorrências atendidas pela Guarnição da 2ª CIA INDEPENDENTE de São José do Ouro na cidade de Sananduva nesta segunda-feira (13.05):
- A Guarnição atendeu ocorrência de apreensão de 03 pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem a devida autorização do IBAMA, sendo da espécie Azulão. O proprietário e responsável pelos pássaros não apresentou documentação nenhuma e disse não possuir autorização legal para mantê-los em cativeiro. Sendo assim irá responder criminalmente por Crime Contra Fauna. Os pássaros passarão por avaliação de médico veterinário.
- Mediante denuncia anônima a Guarnição deslocou-se até o interior do Município de Sananduva a fim de averiguar ocorrência de Maus Tratos. No local a Guarnição Policial avistou uma construção e em vistoria foi possível constatar que havia 28 galos de "Rinha" acondicionados em gaiolas, os quais estavam sem acesso a água e comida. Os animais possuíam lesões na cabeça. Também foi encontrado um rinhador montado e petrechos para rinha. O proprietário e responsável pelos galos irá responder criminalmente por Maus Tratos.
- Mediante denuncia anônima de passeriformes nativos em cativeiro, a Guarnição deslocou-se até o interior no Município de Sananduva, ao chegar na residência foi possível verificar inúmeras gaiolas, foram contabilizados 21 pássaros de diversas espécies, sendo 01 pintagol, 01 cardeal, 02 azulão e 01 sangue de boi (estes sem anilhas), 08 azulão, 02 curió, 01 canário hibrido, 01 cardeal, 01 pixoxó, 01 tico tico, 01 trinca ferro e 01 sabiá laranjeira (com anilhas), o proprietário informou possuir autorização para criação de pássaros silvestres, porém não apresentou, nem a relação de pássaros registrados no Sispass, e também foi configurado maus tratos devido as gaiolas e água suja. dessa forma incorrendo no Art. 29 §1°, III e 32 da lei 9605/98. Os pássaros foram apreendidos. Posteriormente será confeccionado auto de constatação detalhando os fatos.
Comando Ambiental: o Braço Verde da Brigada Militar!
(FOTO: 3º BABM | GPA DE SÃO JOSÉ DO OURO)