Após receber uma denúncia anônima, a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou, nesta quinta-feira (07/11), o descarte irregular de animais mortos, no interior de Água Santa.
A equipe do 3º BABM localizou a propriedade e identificou que no local havia criação de, aproximadamente, 500 cabeças de gado. Em inspeção no local, os policiais militares flagraram, em uma estrada próxima, o descarte inadequado de carcaças de animais. Observou-se que alguns animais haviam morrido recentemente.
O proprietário foi identificado e não apresentou a licença para criação de bovinos, em semiconfinamento, conforme prevê a resolução do Consema 372/2018, por se tratar de empreendimento potencialmente poluidor.
A prática de depositar restos de animais mortos em áreas públicas, constitui uma conduta lesiva ao meio ambiente, à saúde pública e à segurança sanitária dos moradores da comunidade local.
O proprietário foi atuado pelo crime de poluição, pois o descarte de animais mortos representa risco de contaminação do solo, da água e do ar, podendo acarretar a disseminação de doenças e atrair vetores, comprometendo a saúde pública e o bem-estar de todos.
Ainda, não foi apresentado pelo proprietário laudo veterinário da causa da mortandade dos animais em sua propriedade, logo a equipe do 3º BABM acionou os fiscais ambientais do município, para a realização de vistoria e acompanhamento do fato.
Comando Ambiental, “O Braço Verde da Brigada Militar”
Brigada Militar, A Força da Comunidade
Em caso de emergência, Ligue 190
(FOTO: 3º BABM / PASSO FUNDO)