Envie seu whats:
(54) 99673-0977


SANANDUVA E REGIÃO

Cana-de-açúcar é tema de Dia de Campo em MachadinhoCana-de-açúcar é tema de Dia de Campo em Machadinho

Compartilhe:
Publicado em 18/06/2025, Por Grupo RSA de Comunicação | Rádio Sananduva Ltda

A propriedade da família de Plínio Polo teve suas porteiras abertas para receber mais de 70 pessoas na segunda edição do Dia de Campo de Cana-de-açúcar, nesta terça-feira (17/06), no município de Machadinho. O evento buscou o fortalecimento da agricultura familiar, a valorização de iniciativas locais, que promovem o desenvolvimento sustentável, e a divulgação da cultura da cana-de-açúcar como potencial de geração de renda nas pequenas propriedades.

O local do evento é uma das Unidades de Referência Técnica (URTs) implementadas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e Embrapa, com apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). As URTs auxiliam os produtores a visualizarem como as cultivares se comportam de acordo com o solo e clima e as informações sobre a produtividade e grau brix, podendo escolher a que mais se adapta às suas expectativas e necessidades.

O Dia de Campo contou com três estações. Legalização das cachaçarias foi o tema abordado pelo engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Vilmar Leitzke. Ele falou sobre o processo de legalização da produção de cachaça, destacando os passos, a importância da regularização e os benefícios para os produtores que desejam comercializar o produto de forma legalizada. “O processo de legalização da cachaça sempre gera dúvidas por parte do produtor. Após sucessivas adequações da legislação, o produtor pode legalizar com custos acessíveis e entrar no mercado de forma competitiva”, explicou Leitzke, ressaltando que os produtores podem buscar informações nos escritórios municipais da Instituição.

Em outra estação, o extensionista do Escritório Municipal de Machadinho, Edgar Copatti, apresentou as cultivares de cana-de açúcar da URT, que já está no segundo ano de produção, as características de cada variedade e aspectos como produtividade, adaptação ao clima da região e resistência a pragas e doenças. “Temos aqui cinco variedades precoces e cinco tardias, que os produtores estão levando mudas e multiplicando em suas propriedades, conforme suas necessidades, se para açúcar ou para cachaça. O desempenho da cana varia muito conforme o clima, por isso a importância dessa URT”, falou Copatti, destacando que neste ano as canas estão com grau brix excelente, o que representa alta da qualidade da cana-de-açúcar.

O controle biológico da broca da cana foi o tema da estação da professora da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Cinei Riffel. Ela apresentou uma alternativa biológica para o controle de uma das principais pragas da cultura da cana-de-açúcar, reforçando a importância de métodos sustentáveis e eficientes para o manejo das lavouras. De acordo com Cinei, o controle biológico, feito pela vespa de nome Trichogramma pretiosum, tem trazido soluções bastante competitivas, sem residual danoso, e sustentável para o meio ambiente e para o produtor. A professora ressalta que a eficácia tem superado os insumos químicos, pois a aplicação deve ser feita no momento certo e em condições ideais.

A cultura da cana-de-açúcar possui grande potencial para a geração de renda nas pequenas propriedades, especialmente quando associada à agroindustrialização e ao Turismo Rural, como é o caso da produção de cachaça artesanal da Família Polo, na Agroindústria Acanhadinha, cadastrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Embrapa e Agroindústria Acanhadinha.

Para o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Idenir Deggerone, além de ser um evento técnico, o dia de campo se propõe a fazer um resgate cultural, visto que a família Polo já atua na produção de cana-de-açúcar há quatro gerações. “A região do município de Machadinho tem aptidão das famílias para a produção de cana, bem como clima favorável para a atividade”, frisou Deggerone.

Política pública é anunciada em Dia de Campo

Na oportunidade, o prefeito de Machadinho, Sidnei Lopes de Lima, e o secretário municipal da Agricultura, Jonas Polo, anunciaram o Programa de Incentivo à Agroindústria. O Programa objetiva e apoiar a agricultura familiar a ser competitiva e produzir com qualidade, além de estimular o empreendedorismo no campo e agregar valor à produção local. O auxílio financeiro será no valor de até R$ 20 mil por empreendimento.

Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo / Jornalista Vanessa Almeida de Moraes







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Francisco Turra
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 13 de Outubro de 2025
Programa Taliani Bona Gente Programa dia 11 de Outubro de 2025