Envie seu whats:
(54) 99673-0977


SANANDUVA E REGIÃO

HSVP e Instituto do Câncer Infantil de Passo Fundo lançam campanha para reforma da oncopediatriaHSVP e Instituto do Câncer Infantil de Passo Fundo lançam campanha para reforma da oncopediatria

Compartilhe:
Publicado em 13/10/2020, Por Correio do Povo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo em parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI) realizam uma campanha que visa arrecadar recursos que serão aplicados na criação de uma unidade especializada exclusiva para o tratamento oncopediátrico.

A captação de recursos inicia nesta terça-feira, através da Central de Doações do ICI. A ação leva em conta a necessidade de continuar oferecendo à população da região Norte, Noroeste e região Missioneira do Rio Grande do Sul o atendimento de referência do tratamento do câncer infanto-juvenil. O Hospital destinou uma área de 463,8 metros quadrados, que será reformada e possibilitará a implantação de 15 leitos de internação, entre isolamento e enfermaria, que beneficiarão os pacientes infanto-juvenis em tratamento oncológico.

A direção da casa de saúde informou que a meta é arrecadar R$ 1 milhão de reais. A Central de Doações do ICI vai entrar em contato com a comunidade e empresas da região a partir deste dia 13. No entanto, quem já quiser fazer uma doação, pode entrar em contato pelo fone (51) 99230-9593. O HSVP também terá uma equipe atuando na captação de recursos.

O Superintendente Executivo do HSVP, Ilário De David, informou que a reforma começará com recursos do próprio hospital assim que a Anvisa aprovar o projeto. De David disse que a expectativa é que a aprovação ocorra ainda neste mês de outubro. “Nossa expectativa é que a obra esteja concluída e já equipada em pouco mais de seis meses”, observa.

O HSVP é referência para o tratamento do câncer infanto-juvenil para 216 municípios do Rio Grande do Sul, totalizando 2.076.312 habitantes. Atualmente 85 pacientes estão em tratamento e destes, a média de pacientes que precisam ficar internados para tratamento é de 13, que permanecem em média 13 dias hospitalizados, conforme dados de 2019. Diante disso, o próximo grande passo na área do cuidado a crianças e adolescentes com câncer está voltando em implementar uma unidade de internação específica.

Segundo o oncologista pediátrico responsável pelo Centro Oncológico Infanto-juvenil do HSVP, Pablo Santiago, todos os anos dezenas de crianças e adolescentes são encaminhadas para tratamento na instituição que atua há 10 anos, onde centenas de crianças contam com a estrutura do hospital na busca da cura. "A parceria com o Instituto do Câncer infantil vem agora para uma conciliação de forças, com o projeto de reforma e equipamento do Posto Internação para crianças e adolescentes em tratamento oncológico, além do upgrade tecnológico de nossas equipes de Cirurgia Pediátrica, Ortopedia Oncológica e Neurocirurgia”, disse.

O médico afirma que a partir da moderna estrutura haverá o aumento da capacidade de atendimento. “Estaremos oferecendo desta forma o que é de ponta no tratamento dessas crianças e, evidentemente, aumentar os índices de cura".

Ainda de acordo com o Superintendente Executivo da casa de saúde, Ilário De David, a credibilidade e experiência do ICI no combate ao Câncer Infantil soma-se ao esforço implementado pela unidade de Internação Oncológica Infanto-juvenil, qualificando ainda mais, um trabalho sério que vem sendo desenvolvido no Hospital São Vicente, para atender uma grande região. “Temos certeza que a comunidade vai abraçar essa causa", avalia.

O Instituto do Câncer Infantil é parceiro da instituição desde 2016 e vem apoiando ao longo dos anos o trabalho realizado em Passo Fundo. Seguindo o Superintendente do ICI, Algemir Brunetto, o Instituto do Câncer Infantil se orgulha por mais um projeto que beneficiará muitas crianças e adolescentes que enfrentam a doença. "A parceria com o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo contribui diretamente no projeto da Rede Oncológica no Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de aumentar as chances de cura do câncer infanto-juvenil", explica.

 

Trabalho iniciou em 2009

Diante da necessidade de oferecer à população das regiões Norte, Noroeste e Missioneira do Rio Grande do Sul que esse atendimento especializado iniciou, em 2009, no Hospital São Vicente de Paulo. A instituição assumiu a responsabilidade de ser referência no tratamento de crianças e adolescentes, abraçando a causa e buscando o que de melhor pode ser oferecido a estes pacientes. Na trajetória da atenção ao câncer infanto-juvenil, em junho 2016 inaugurou o ambulatório do Centro Oncológico Infanto-juvenil (COI). O centro foi construído e equipado a partir de uma ampla mobilização de iniciativas públicas, parcerias voluntárias e do setor privado.

Atualmente, crianças com câncer de qualquer município das diversas regiões podem ser rapidamente encaminhadas através de um contato médico com o núcleo de regulação do Hospital São Vicente de Paulo e receber atenção experiente desde o momento em que é admitida no setor de emergência pelos médicos de plantão.

 

FOTO: HSVP / DIVULGAÇÃO







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 16 de Abril de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 15 de Abril de 2024
Programa Taliani Bona Gente Programa dia 13 de Abril de 2024