Envie seu whats:
(54) 99673-0977


SANANDUVA E REGIÃO

Mesmo com a pandemia, Passo Fundo fecha 4º ano seguido com saldo positivo de empregosMesmo com a pandemia, Passo Fundo fecha 4º ano seguido com saldo positivo de empregos

Compartilhe:
Publicado em 30/01/2021, Por Rádio Uirapuru

O Brasil fechou o ano de 2020 com a geração de 142.690 postos de trabalho. Diante de um cenário de pandemia, fechamento de empresas, queda da arrecadação do Produto Interno Bruto (PIB) e a incerteza sobre o futuro da economia do país, o saldo positivo é uma notícia que traz alento e esperança. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente a dezembro de 2020, divulgados na quinta-feira (28).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, citou que o Benefício Emergencial para Preservação do Emprego e da Renda (BEm), criado pelo Governo Federal durante a pandemia de covid-19, é um dos responsáveis pelo resultado, já que evitou a demissão de cerca de 10 milhões de pessoas durante o ano passado.

Os resultados mostram que o Rio Grande do Sul não acompanhou as estatísticas nacionais e fechou com saldo negativo em 2020. Foi o segundo estado com o pior desempenho no mercado de trabalho, perdendo 20.200 postos de trabalho. Neste ranking, a liderança foi do Rio de Janeiro que fechou mais de 127 mil empregos formais no ano passado.

Se a situação do RS não acompanhou o Brasil, o mesmo não pode se dizer de Passo Fundo, que pelo 4º ano consecutivo fecha com saldo positivo de empregos, ou seja, empregando mais do que demitindo. Demostrando força da economia local e capacidade de reação, Passo Fundo foi 3ª entre as 10 maiores economias gaúchas a fechar 2020 gerando empregos, mesmo em temos de pandemia e dificuldades.

A atualização do Caged mostra que de janeiro a dezembro do ano passado, o município teve 23.654 contratações e 23.419 demissões, fechando com um saldo de 235 vagas de trabalho com carteira assinada. O número é pequeno, mas emblemático diate da situação econômica local.

Entre as 10 maiores cidades do Rio Grande do Sul, apenas São Leopoldo e Triunfo conseguiram contratar mais do que demitir, assim como Passo Fundo. Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Novo Hamburgo amargaram saldo negativo no ano que passou.

(FOTO: ARQUIO RÁDIO SANANDUVA)







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Boletim Pré Custeio | Sicredi Altos da Serra
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 27 de Março de 2024
ENTREVISTA Falando sobre Saúde