Envie seu whats:
(54) 99673-0977


SANANDUVA E REGIÃO

Tapejara - Secretaria de Educação lança projeto Aprender JáTapejara - Secretaria de Educação lança projeto Aprender Já

Compartilhe:
Publicado em 29/06/2021, Por Prefeitura Municipal de Tapejara

Tapejara está entre os 66 municípios do Rio Grande do Sul com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme censo demográfico do IBGE. No entanto ao se olhar para o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no período de pandemia, são percebidas dificuldades que precisam ser enfrentadas de forma conjunta com a sociedade.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Educação de Tapejara constatou que, na rede pública municipal, 371 estudantes enfrentam sérias dificuldades de alfabetização e muitos apresentam defasagens em importantes áreas da aprendizagem. Diante disso, o município lança o Programa Educa Mais Tapejara que terá várias frentes de atuação e, entre elas, o projeto Aprender Já que busca recuperar as aprendizagens que foram prejudicadas pela pandemia da Covid-19 e garantir o direito de alfabetização a todos os estudantes.

Para o prefeito Evanir Wolff (BIG), esta é uma ação emergente diante do atual contexto que vai contar com atenção redobrada da Educação a fim de recuperar o déficit educacional do município. “Este é um dos grandes projetos de nossa gestão. Não queremos que as crianças só passem de ano, mas que aprendam. Também estamos focados na alfabetização das crianças estrangeiras que estão residindo em Tapejara e precisam de uma atenção especial. Nosso objetivo é proporcionar educação de qualidade’, disse.

Durante o lançamento do projeto, que ocorreu nesta sexta-feira (25) no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira, autoridades e professores que foram contratados para trabalhar nesta ação, puderam acompanhar os dados divulgados e a forma com que o processo será desenvolvido.

O secretário de Educação, Paulo Cesar Langaro, explicou que foram contratados nove professores para ministrar aulas em turno inverso ao que a criança frequenta e que haverá avaliações constantes para identificar e sanar as dificuldades pontuais de cada estudante. O projeto acontece no espaço escolar com infraestrutura adequada. “Tapejara está se antecipando no desenvolvimento de ações para minimizar o déficit de aprendizagem. É um projeto pioneiro do governo BIG e Gipe que vai muito além do aporte financeiro. É um investimento que impacta na vida de nossas crianças”, defendeu o secretário.   

Outra situação que chama atenção é o crescente número de estudantes imigrantes de outros países para Tapejara. Cerca de 80 estão matriculados na rede pública e também apresentam dificuldades de adaptação e, especialmente, de aprendizagem da língua portuguesa.   Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Deberton Fracaro, disse que este projeto é muito importante, principalmente neste momento de pandemia, em que muitos alunos estão enfrentando dificuldades na aprendizagem. "O Aprender Já será um reforço para a educação de Tapejara. Nossos alunos são privilegiados e tenho certeza que teremos bons resultados. A Câmara de Vereadores entende que a qualidade da educação é fundamental para formar bons cidadãos e, assim, todos os edis são parceiros da Administração Municipal na aprovação de projetos", disse. 

O projeto integra o Plano de ação pedagógica (PAP) que prevê ações para amenizar/sanar as lacunas causadas pela suspensão das atividades presenciais nas escolas em decorrência da pandemia. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento norteador defende que nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental a ação pedagógica deva ter como foco a alfabetização desenvolvendo as habilidades de escrita e leitura.   

O projeto iniciou as aulas de reforço nesta segunda-feira (28), em todas as escolas.

(FOTO: PREFEIUTRA MUNICIPAL DE TAPEJARA)

 







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Miguel Paese | Vereador de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 28 de Março de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 27 de Março de 2024