Envie seu whats:
(54) 99673-0977


SANANDUVA E REGIÃO

Projeto de pavimentação asfáltica entre Sananduva e Charrua será feito em duas etapasProjeto de pavimentação asfáltica entre Sananduva e Charrua será feito em duas etapas

Compartilhe:
Publicado em 02/07/2021, Por Irineu Fontela

A principal demanda na área de infraestrutura logística para a comunidade de Sananduva e Charrua, centralizou o debate da audiência entre a diretoria do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e representantes do movimento “A Região Confia”, nesta quarta-feira (30). Intermediada pelo deputado Paparico Bacchi, a reunião definiu a elaboração do projeto em duas etapas para que a obra seja concluída com mais celeridade. 

Cercada de promessas e informações equivocadas ao longo de décadas, a demanda que deve impulsionar o desenvolvimento regional é a principal reivindicação feita pelo líder do Partido Liberal na Assembleia Legislativa desde o início do mandato parlamentar em 2019. Porém, para surpresa de todos, ao colocar a reivindicação em pauta ao governo do Estado, Paparico Bacchi foi informado que não existia projeto definido para pavimentação asfáltica no trecho que liga Sananduva a Charrua, por meio da ERS-475. Desde então, o fato tem mobilizado o parlamentar a encontrar os meios que viabilizem o atendimento da demanda da comunidade o mais rápido possível.

“Eu tenho 50 anos e desde a minha adolescência ouço falar dessa obra. Foi uma lamentável surpresa ser informado que não há projeto definido para obra neste trecho. Mas o fato tem me estimulado a trabalhar cada vez mais para encontrar uma saída que atenda a demanda da comunidade que me depositou a confiança de representá-los no parlamento gaúcho”, afirmou Paparico Bacchi na audiência. Durante a reunião, foi destaque o trabalho e intensas reivindicações do deputado que proporcionou o primeiro avanço na demanda: em setembro de 2020 o governo do Estado anunciou o investimento de R$ 1 milhão de reais na elaboração do projeto, em ato solene com a presença do secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.

De acordo com o diretor-geral do DAER, Luciano Faustino, a comunidade regional pode ter a certeza que a pavimentação asfáltica vai ser realizada. Mas destaca que há critérios técnicos em relação à legislação ambiental vigente que dificultam a celeridade no processo, pois há uma área indígena no trecho. “Destaco a importância de representatividade do deputado Paparico Bacchi, incansável na luta por esta demanda, que nos assegurou os recursos necessários para elaboração do projeto. Conhecedor do trecho, quando encontramos as dificuldades técnicas, nos apresentou a solução para celeridade no atendimento da demanda: desmembrar a execução do projeto em dois trechos”, salientou Faustino.

O Estado acolheu a sugestão do parlamentar, desmembrando a execução em duas etapas: a primeira será realizada de Sananduva até a ponte que faz divisa com o município de Charrua. Enquanto se executa o primeiro trecho, há tempo hábil para cumprir os critérios técnicos que envolvem a segunda etapa – que fica no segmento da ponte até Charrua – onde está presente a área indígena.

O ex-vereador de Sananduva e líder do movimento “A Região Confia”, Odair Cirino Rodrigues (Nhenho), respaldou os encaminhamentos administrativos e reforçou que é um momento histórico. “Agradeço o trabalho e engajamento do deputado Paparico Bacchi nesta luta que, agora, está próxima de se concretizar a partir das soluções apresentadas nesta reunião”, salientou Nhenho. O ato também contou com a presença do professor Sadi Dalsoglio, que soma esforços na resolução da demanda. “Sou testemunha do empenho, esforço e dedicação do deputado Paparico Bacchi e todas as lideranças do movimento que estão prestes a realizar este grande sonho da região. Parabéns por este momento histórico” destacou Dalsoglio.

(FOTO: IRINEU FONTELA)







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Boletim Pré Custeio | Sicredi Altos da Serra
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 27 de Março de 2024
ENTREVISTA Falando sobre Saúde